sábado, 14 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA RESISTENCIA MUSCULAR LOCALIZADA PARA A QUALIDADE DE VIDA

      A resistência muscular localizada consiste na capacidade de um músculo manter níveis de força máxima por longos períodos (HEYWARD, 2004), ou seja, é a qualidade física onde o músculo tem a capacidade de executar uma grande quantidade de contrações sem a diminuição da intensidade do movimento, da freqüência, da velocidade e da força no desempenho, ignorando o surgimento do cansaço muscular (DANTAS, 1998).
      Segundo ADAMS et al(2000), o incremento da resistência muscular localizada pode levar a melhora da capacidade para desempenhar tarefas submáximas e atividades recreacionais, e com o aumento de todos os aspectos da aptidão muscular pode levar á independência e a habilidade de desempenhar atividades da vida diária.
      Para sedentários a resistência muscular, juntamente com a resistência cardiorrespiratória, composição corporal, força e flexibilidade podem ser considerados alem de importantes para as atividades diárias, também, como “indicadores de saúde”, pois oferecem uma proteção contra possíveis doenças causadas pelo estilo de vida do sedentário (BOHMEMTS, 1993).
      Através desses conceitos verificamos a importância da resistência muscular localizada no cotidiano de todas as pessoas, e não somente em atletas, pois a simples ação de varrer a casa, por exemplo, necessitara de uma resistência muscular na sua execução. Sendo assim, a resistência muscular localizada é uma qualidade física indispensável para todos os indivíduos, pois um bom condicionamento físico conseqüentemente resultará em uma boa qualidade de vida.

SUGESTÕES PARA LEITURA
Bohme MTS. Aptidão física, aspectos teóricos. Revista Paulista de Educação Física 1993; 7:52-65.
http://www.efdeportes.com/efd104/aptidao-fisica.htm
http://www.fpjournal.org.br/painel/arquivos/22743_RLM_autonomia_Rev3_2002_Portugues.pdf

Por Fábio César Heineck

2 comentários: