sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA EM IDOSOS

      O envelhecimento é um processo fisiológico que ocorre em todo ser humano, com isso o individuo que não prática exercício físico regularmente começa perder a força e surge o aparecimento de doenças muito comuns hoje em dia em sedentários como, por exemplo, diabetes, obesidade, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras, e a perda das capacidades físicas como a Resistência Muscular Localizada (RML), que é muito importante na 3ª idade, onde os mesmos que não tenham uma Resistência Muscular Localizada (RML), em perfeitas condições não conseguem realizar tarefas de seu cotidiano como, por exemplo, subir escadas.
      A Resistência Muscular Localizada (RML), para Nahas (2003), é a capacidade individual de realizar num maior tempo possível a repetição de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e com a mesma eficiência. É a capacidade de repetir várias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos níveis de força. É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante períodos de tempo.
      Para uma melhor Resistência Muscular Localizada (RML), em idosos é indicado praticar exercícios físicos, onde a prática de exercícios só trará bons resultados para sua saúde.  Assim aumentando a auto-estima, o bem-estar e o prazer pelo exercicio proposto, mas cabe ao profissional de Educação Física realizar atividades prazerosas que motivem os idosos para que os mesmos sintam alegria e euforia para realizar as atividades, tudo isso só irá trazer um estilo de vida mais saudável aos idosos.
      É recomendado que antes de praticar exercícios físicos, realizar uma avaliação médica, para garantir se o idoso esta bem clinicamente para participar das atividades.


SUGESTÕES PARA LEITURA 

MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. – Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003.

NAHAS, Markus Vinicius, Atividade Física, saúde e qualidade de vida: Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3 ed. Londrina: Midiograf,2003.


RAMOS, Alexandre Trindade – Atividade Física – diabéticos, gestantes, terceira idade, crianças e obesos. 3 ed. Rio de Janeiro:: Sprint, 2002.


Por: WILLIAM CORDEIRO DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário